COMO CONSEGUIR CIDADANIA ITALIANA e tirar o passaporte europeu!

Não é impossível conseguir a cidadania italiana, mas com certeza você deverá estar munido de muita paciência, investimento e é claro, ter um pouquinho de sangue italiano.

Ter descendência italiana é o princípio para você dar entrada ao processo de solicitação da cidadania, o jus sanguini, direito de sangue, é considerado na Itália, mas evidentemente precisa ser comprovado.

Você pode solicitar a cidadania Italiana?

Todo brasileiro descendente de italiano pode requerer a dupla cidadania, não importa se você é filho, neto, bisneto ou mesmo tataraneto de um italiano.

Você se enquadra em algum estágio desta árvore geneológica?

Clique aqui e saiba mais a Respeito de Como Conseguir a Cidadania Italiana

A Cidadania Italiana é uma ponte com acesso rápido para o passaporte Europeu

A dupla cidadania não serve apenas para participar da cultura original do seu povo, mas também a possibilidade maior de conseguir o passaporte europeu, e isso é bastante interessante para quem sonha com novos horizontes.

Imagina você trabalhando, estudando, aproveitando melhor a vida na Itália, e, além disso, poder circular livremente por toda Europa? Acredite é o sonho de muita gente!

Quais os documentos necessários para iniciar o processo de cidadania Italiana?

Descobriu se você está apto a solicitar a cidadania Italiana?Ótimo agora poderá iniciar o levantamento de documentos, neste estágio a paciência deverá ser sua aliada.

Existem três condições básicas que devem ser observadas:

  • Cada documento, de cada ancestral deverá ser traduzido para o português;
  • Todos os documentos devem ser autenticados, não necessariamente no consulado, pois agora a convenção internacional chamada “Apostila de Haia” facilita este processo, permitindo que os cartórios comuns procedam com a autenticação;

 

  • Cada requerente necessita juntar provas, de todos aqueles com sobrenome italiano que são os percussores da família, seguindo a árvore genealógica;

Não que você tenha que viajar até os locais onde essas pessoas viveram, mas as fontes de documento de seus ancestrais devem ser dos cartórios, onde os registros estão.

Além de ser uma oportunidade para aprender história concorda? Também é um bom motivo para solicitar ajuda de um profissional que entende desses tramites, isso vai facilitar e  muito seu processo de solicitação de cidadania italiana.

De posse de todos os documentos é o momento de dar entrada no processo!

Agora não tem jeito, você precisa entrar na fila e aguardar, em relação ao tempo de resposta, não há uma data precisa, depende muito da consistência dos documentos que ira apresentar.

Há casos em que a espera foi equivalente há 10 anos, mas a média chega há 4 anos é um bom tempo, mas vale à pena.

O outro procedimento adotado é via Judicial, no caso contra o consulado Italiano, solicitando o reconhecimento, de fato, é mais rápido, mas também com custos maiores.

Mas, e se você tentar a cidadania italiana diretamente no consulado da Itália?

Sim, isso é possível, você também terá que entrar na fila, porém ela anda bem mais rápido, e se estiver sendo bem assessorado e com os documentos em ordem existe chances de o prazo diminuir consideravelmente, inclusive, paderá estar diante da liberação em 3 a 6 meses.

Onde você poderá entregar os documentos para solicitar a cidadania italiana

Aqui no Brasil, você deverá procurar a embaixada italiana  ou os consulados italianos, ao todos são sete locais assim determinados:

  • Rio de janeiro;
  • Recife;
  • São Paulo;
  • Curitiba;
  • Porto Alegre;
  • Belo Horizonte.

E a embaixada em Brasília/DF.

Qual é média de custo para solicitar a cidadania Italiana?

cidadania italiana

Não tem como estabelecer um valor fixo e preciso cada processo sofre interferências diversas, algumas bem onerosas. É muito importante o planejamento financeiro se você está pensando em iniciar o processo.

A estimativa é que aqui no Brasil poderá ficar em torno de R$6.000, já se você decidir seguir pelo caminho que a Itália oferece que é bem mais rápido o custo poderá triplicar.

Animado para pleitear seu direito de cidadão italiano? Sem desânimo comece investigando seu passado, pois para quem tem chances de conseguir o passaporte europeu, é uma ideia atraente, não acha?

Aproveite esta oportunidade ímpar de desenvolvimento profissional, em educação e também como ser humano, afinal nada melhor que as vivências para se aproveitar o melhor da vida.

Acesse o site oficial e descubra como realizar todos os tramites  para conseguir a cidadania italiana